A média gerência e os estilos de liderança, qual o melhor?

Quem de nós já não parou e se perguntou: “ Existe a melhor abordagem para tomarmos como paradigma de nosso modelo de liderança para nossa equipe de média gerência” ?

Na verdade, é tentador procurar um estilo único de liderança que nos sirva em qualquer situação, afinal tal atitude vem ao encontro do nosso modelo cartesiano de aprendizado: certo ou errado.

Mas em visão mais geral da história, percebemos que as teorias têm uma proposta evolutiva, de aprofundamento de estudo, logo tendemos a concluir que a gerência média deve acompanhar a última teoria de liderança como sendo a melhor, certo?

Precipitado, eu diria. A eficácia de um específico estilo de comportamento de líder depende da situação e, muitas vezes, da natureza da tarefa a ser realizada. À medida que as situações mudam, tornam-se adequados estilos diferentes. Isto contesta diretamente a idéia de que existiria um estilo melhor, haverá sim um estilo de liderança gerencial mais adequado à determinada situação ou tarefa.

A média gerência deve estará atenta ao fato de que sua eficácia como líder não residirá na escolha de um modelo, mas sim de sua capacidade de identificar as demandas, as necessidades de sua equipe e de sua habilidade de preencher esses vazios.

Um bom líder deve ter a capacidade de se adaptar às situações, nomeadamente a cada um dos seus subordinados tendo em mente a integração dos modelos, especialmente considerando o mais recente conceito organizacional de uma média gerência que dá suporte à sua equipe, que vivencia uma liderança interativa e servidora.

Não há posts relacionados.

Deixe um comentário