A origem da profissão de Assistente Administrativo

Essa profissão tem história para contar desde as antigas civilizações egípcias , quando pelos séculos IV e V, surgem referências sobre a profissão de escriba.  Os escribas eram homens de confiança do rei ou imperador e eram os letrados do reino. Por possuírem o conhecimento da escrita era eles que, como secretários do rei (imperador), redigiam ordens e cartas, organizavam e classificavam arquivos e muitas vezes eram eles os encarregados do cumprimento ou da supervisão da execução de uma ordem ou lei (norma).

Os escribas originaram os secretários (as), que por sua vez, deram origem aos Assistentes Administrativos.

O que faz um Assistente Administrativo?

Essa é uma profissão cujas atividades estão focadas em funções vitais da empresa, pois estão diretamente relacionadas com o bom funcionamento administrativo, com a gestão do negócio.

Entre as principais atribuições e funções do assistente estão:

  • Atendimento ao público (presencial ou por telefone)
  • Receber e remessar correspondências e documentos
  • Redação, tramitação e arquivo de documentos
  • Controlar as contas à pagar
  • Emissão de notas fiscais
  • Enviar documentos para o departamento contábil e fiscal
  • Manter organizados arquivos e cadastros
  • Manter atualizada a agenda, tanto telefônica como de pendências.

Em algumas empresas pelo desenho de cargos e/ou descrição da função, muitas vezes, pode o desempenho esperado pelo assistente administrativo pode abranger a  elaborar e apresentação de relatórios (financeiros, por exemplo); a coordenação de compras e ainda o controle do departamento de recursos humanos.

O que se espera do Assistente Administrativo?

O Assistente Administrativo deve possuir habilidades para utilizar máquinas que estão presentes na rotina de um escritório: computadores e alguns softwares de edição de textos, cálculos e apresentações, as fotocopiadoras, calculadoras (financeiras ou científicas).

O mercado de trabalho para o Assistente Administrativo

O mercado de trabalho nessa área é amplo, visto que muitas novas empresas, pequenas ou não, são registradas anualmente.  A maioria dessas empresas oferece vagas para assistentes administrativos, pois precisa ter talentos para as funções do administrativo-financeiro.

Assim, um assistente administrativo pode trabalhar em qualquer área, seja uma empresa privada ou de administração pública. Escolas, hotéis, clínicas, hospitais também se enquadram entre essas empresas, sendo bem vasto mercado de trabalho que precisa de profissionais capazes de realizar as funções de um assistente.

Para se destacar no mercado de trabalho, a pró-atividade é um ponto muito importante. Outra dica é manter-se em desenvolvimento contínuo, buscando sempre estar atualizado. Uma boa dica é participar de cursos de formação. Afinal, anualmente é grande o número de vagas de emprego e concursos públicos ofertado para assistente administrativo, consulte o programa do nosso curso
Curso de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Carga Horária: 32 horas de aula.
Dias e horários do Curso: O curso será realizado ás terças e quintas
feiras nos dias: 05,10,12,17,19,24,26 31/08 e 02,09,14,16,21,23,28 e
30/09. Horário: 18:30 às 20:30.

Não há posts relacionados.

Deixe um comentário